As máquinas vão operar na perfuração de poços em regiões de terreno cristalino (rochosos), comum nos sertões do Ceará. Os comboios são compostos por uma máquina perfuratriz, um compressor e um caminhão de apoio. Foi investido o total de R$ 3,6 milhões nos equipamentos.
Camilo Santana detalha que o reforço visa à ampliação do trabalho em todas as regiões do Ceará, sempre priorizando aquelas que apresentam situação mais crítica no combate aos anos de seca atravessados pelo Estado. O governador lembrou, ainda, que desde 2015 foram perfurados quase 3.800 poços profundos para o benefício de centenas de famílias rurais e zonas urbanas no interior do estado.
"Com essa quantidade de máquinas que a gente tem hoje, em 30 anos de Sohidra, nós já perfuramos, em dois anos e meio, quase 40% do número de poços de toda a história. Isso mostra a importância que temos dado nessa política de levar água às pessoas, resolver o problema hídrico nas zonas urbanas, no enfrentamento dessa seca dos últimos anos. Nós queremos fazer uma política continuada, com toda a infraestrutura, para garantir sempre água para consumo e produção, além de reserva para os momentos difíceis. Vamos prosseguir para eliminar a necessidade de carros pipa pelo Estado", afirma o chefe do Executivo.
Acompanhado de representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos, vinculadas e lideranças políticas do Estado, Camilo Santana participou de teste do novo equipamento, operando com auxílio de profissionais do setor uma das máquinas perfuratrizes recém-entregues.
Segurança hídrica
Dentro deste plano, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ressalta que a perfuração de poços, juntamente com a construção de adutoras de montagem rápida, tem sido a grande resposta do governo para garantir água para o consumo e produção aos cidadãos do sertão cearense. Assim, a aquisição de mais máquinas significa, expõe Teixeira, uma manutenção de ritmo forte de produção por Segurança Hídrica no Estado.
"Com a frota de 19 máquinas, há a possibilidade maior de repor as máquinas quando se precisa levá-las para oficina, sem diminuir o ritmo da frota no meio rural e Interior do Ceará. Com esses equipamentos a mais, a Sohidra conseguirá manter o nível de construção de poços, mesmo que venha a necessidade de manutenção. O Governo do Ceará tem investido para que se tenha cada vez mais alternativas para convivência com a seca".
Semanalmente, representantes de Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Sohidra, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se reúnem para priorizar os municípios mais carentes e destinar a perfuração.
Mais oportunidade e retorno à população
"Essas máquinas nos trazem benefícios como a ampliação de oportunidade de empregos e também a agilidade no trabalho prestado pelo Estado nos municípios, pois o tempo de espera das cidades diminui. Antes eram muitos poços para poucas máquinas. Agora o tempo de espera da população é quase zero, o serviço ganhou ainda mais intensidade", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário