Com a necessidade de descentralizar as atividades de formação de Fortaleza, a oficina de Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS realizada no Crato foi a segunda a acontecer no interior do estado (a primeira aconteceu em março, na cidade de Sobral).
O Sistema SIOPS é responsável pela manutenção dos recursos públicos a serem utilizados pelas secretarias de Saúde. A cada dois meses, os secretários de Saúde devem preparar e enviar para o Ministério da Saúde um relatório contendo todos os dados sobre dos recursos homologados, para que assim, todas as atividades e gastos realizados fiquem disponíveis no Portal da Transparência da União. Quando isso não acontece como deve, alguns recursos são bloqueados dificultando a realização de diversas ações das secretarias de saúde.
Além do secretário de Saúde do Crato, André Barreto, também esteve presente no evento o prefeito Zé Ailton Brasil e os coordenadores regionais da secretaria de Saúde do estado. O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre secretários, assessores de contabilidade e técnicos. Para o presidente do COSEMS e secretário de Saúde de Guaiúba, Josete Malheiro Tavares, a oficina SIOPS é fundamental, haja vista a mudança de 80% do secretariado municipal de Saúde do estado do Ceará e a necessidade de um sistema integrado e ágil para melhor suprir as necessidades da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário