O Governo do Ceará, por meio de Seinfra e Adece, proverá a infraestrutura básica, de pavimentação e drenagem para as empresas se instalarem no Polo de Guaiúba
Durante a solenidade, Camilo Santana ressaltou o importante passo dado pelo Estado no Ceará para desenvolver o seu setor químico e, desta forma, fomentar a economia cearense mesmo em tempos difíceis vividos pelo Brasil.
"Estamos iniciando uma ação aqui hoje que será fundamental para Guaiúba. A criação deste Polo Industrial Químico tem toda a estrutura para o funcionamento das empresas viabilizada pelo Estado, para receber essas 27 empresas. E tudo isso significa a geração de dois mil empregos diretos neste segmento. Vamos dinamizar a economia num momento difícil atravessado pelo país. Mesmo diante da crise, o Ceará continua investindo e atraindo novas empresas", disse o governador.
Estrutura
O Governo do Ceará, por meio de Seinfra e Adece, proverá a infraestrutura básica, de pavimentação e drenagem para as empresas se instalarem no Polo de Guaiúba. A previsão é de seis meses para o início das obras. Será fornecido pelo Estado, ainda, o abastecimento de energia - 700 metros de redes de alta tensão de 69KV e uma subestação de médio porte, com dois transformadores de MVA. Este serviço será feito pela Enel e deve ser entregue dentro do prazo de 18 meses, com a utilização de transformadores importados.
"Essa ação irá triplicar a nossa economia. Esses novos empregos diretos representarão em folha de pagamento como se fossem mais duas prefeituras injetando dinheiro aqui no município. É uma demanda não só do município, mas de toda a Região Metropolitana. A criação da estrutura de trabalho faz com que as pessoas não precisem se deslocar para longe da localidade para conseguir um trabalho", expôs.
Segundo a presidente da Adece, Nicolle Barbosa, além dos dois mil empregos diretos, a movimentação na economia local envolverá também sete mil empregos indiretos. A dirigente recordou que a articulação pelo Polo partiu do pedido de apoio feito pelo Sindquímica, que resultou posteriormente, em 2015, a instituição da Cadeia Produtiva da Indústria Química do Estado do Ceará (CS Química) feita pela própria Adece.
"Essa sinergia que está acontecendo entre Governo do Estado e Federação das Indústrias está fazendo com que as coisas fluam de maneira que as coisas corram rápido. Esse é o modelo ideal por concentrar empresas setor por setor, numa estrutura que contém diretamente tudo que cada uma precisa", completou Nicolle Barbosa.
Mobilização das indústrias
Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, a instalação do Polo Químico Industrial representa a contemplação de um setor fundamental para as indústrias. O empresário alegou que o projeto do Sindquímica traz desenvolvimento para uma área que movimentação fundamental para empresas da área química.
"É importante que a gente saiba que eles precisam de muito incentivo. E o governador tem condições de fazer esse incentivo, investindo em inovação e tecnologia. É fundamental que o investimento venha, não só na pesquisa básica, mas também na pesquisa aplicada, em cada área e setor", explicou.
Líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão destacou que algo fundamental no gestor público é o compromisso com a sociedade. Parte disso, segundo ele, está nas políticas públicas que chamam mais investimentos em prol do crescimento da economia e geração de oportunidades no Estado. "O desemprego nos angustia. Com a implementação desta área industrial, a região vai ganhar estrutura com as empresas para que a população tenha mais trabalho", disse.
Posse
"Me honra muito trabalhar na gestão do governador Camilo Santana. Os cearenses podem ter certeza que dedicação, trabalho, empenho e honestidade não vão faltar para nós buscarmos, através da Secretaria, mais desenvolvimento econômico para o Ceará", disse Ribeiro durante a posse. O secretário aproveitou a ocasião para dizer que ações como a executada em Guaiúba são de grande importância para descentralizar as oportunidades de trabalho e renda pelos municípios do Estado.
Também estiveram acompanhando o governador Camilo Santana na solenidade a deputada federal Gorete Pereira, os deputados estaduais Gony Arruda, Fernanda Pessoa, Jeová Mota, George Valentim, dentre outras lideranças políticas da região.
Novas perspectivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário