A Câmara de Vereadores do Crato recebe indicações dos parlamentares para reconhecer o trabalho de mulheres cratenses que combatem as violências doméstica e de gênero, cujos números são expressivos no Cariri, bem como aquelas que atuam na defesa e promoção das mulheres e dos direitos humanos.
Cada vereador pode indicar duas mulheres até as últimas sessões de fevereiro que, devido ao Carnaval, serão realizadas na próxima semana. A homenagem é feita anualmente e será entregue em sessão solene próxima ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Para indicar até duas mulheres, o vereador precisa entrar com requerimento na Secretaria da Câmara. No documento, deve indicar o nome e apresentar justificativa para sua indicação, apresentando aspectos do trabalho desempenhado pela homenageada.
Violência contra a mulher
Segundo os dados apresentados pelo observatório, foram notificados 1.372 casos de violência de gênero na região do Cariri cearense, na qual a cidade do Crato lidera com 9,16 notificações para cada mil mulheres. A coleta é feita por bolsistas de Direito da URCA a partir de boletins de ocorrência, notificações e prontuários médicos. Esse número pode ser ainda maior, visto que muitas mulheres ainda não denunciam seus agressores.
A violência, por outro lado, fez com que mulheres cratenses empreendessem esforços para coibir tais práticas. Com esta perspectiva surgiram o Conselho Municipal de Defesa da Mulher Cratense e o Fórum de Mulheres da Região do Cariri e Centro Sul, nas quais mulheres se destacam pela dedicação e empenho na elaboração de políticas públicas e na busca pela elucidação de crimes.
O reconhecimento do Poder Legislativo cratense às mulheres que se destacarem por essa luta é uma forma de incentivar o trabalho voluntário e de apoiar a busca por uma sociedade com igualdade de gênero e sem preconceito.
Fotos: Jota Lopes - Agência Cariri Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário