O projeto Agentes de Leitura do Ceará é uma ação da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura, por meio de diversas atividades mediadoras, ancoradas em acervos bibliográficos que, mais tarde, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais. Os Agentes visitam domicílios em bairros e comunidades periféricas, realizando atividades de leitura, destinadas principalmente a famílias em situação de risco social.
Segundo a articuladora do grupo, a maior dificuldade da equipe é entrar nas casas levando os livros para as atividades de leitura. “As pessoas têm medo que a gente esteja fiscalizando algum benefício social e isso faz com que elas criem resistência ao nosso trabalho. Por isso, pedimos o apoio da Secretaria de Cultura, para que nos ajudem a explicar à população como nosso trabalho realmente funciona”, disse Thamiris Fernandes.
O Secretário Alemberg Quindins ofereceu a Biblioteca Pública como um ponto de referência dos trabalhos realizados pela equipe, pois considera importante que as ações dos Agentes possam ter um ponto de partida e de retorno. “Vocês também precisam traçar um caminho e realizar um planejamento estratégico, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e a Coordenação da Biblioteca Pública (que está diretamente ligada a SECULT de Juazeiro do Norte), para que tenham mais possibilidades de estreitarem os laços com as coordenadoras das bibliotecas das escolas da rede municipal e realizarem novas atividades com elas”, sugeriu Alemberg Quindins
Nenhum comentário:
Postar um comentário