A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) de Juazeiro do Norte organiza o comércio informal através de fiscalização e Cadastro de Documento de Arrecadação Municipal (DAM). A ação teve início durante a romaria das Candeias com o objetivo de desobstruir algumas vias no largo da igreja Matriz e paróquia do Socorro, em que cambistas ocupam durante as romarias, melhorando o acesso de pedestres e carros de emergência.
O Coordenador dos fiscais de Campo, Paulo Henrique Menezes, relata que houve maior resistência por parte dos comerciantes informais que vêm de outras cidades. Eles estão acostumados a comercializar em Juazeiro do Norte sem regras e relutaram em cooperar com a ordenação dos espaços. “O papel do agente foi de esclarecer que as artérias e calçadas devem ficar livres. Os ambulantes locais foram parceiros da fiscalização, cooperando com a realocação para lugares autorizados e realizando cerca de 480 cadastros no DAM, taxa de arrecadação municipal pelo uso do espaço público para atividade comercial”, afirma Paulo Henrique.
Organização elogiada - A praça Padre Cícero também foi desobstruída da ação comercial desorganizada. Três fiscais ficaram na praça garantindo o acesso livre dos visitantes para apreciação dos tradicionais emboladores e artistas que desenvolveram atividades culturais. A ambulante Rachel Ferreira da Nobrega, que trabalha há três anos na romaria, parabenizou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Juazeiro. “O grande diferencial dessa romaria foi a organização. Durante a festividade há muita dificuldade para o romeiro andar, passear pela cidade, pois muitos ambulantes colocam suas vendas até no meio da rua. Por isso, acho importante o trabalho da fiscalização”, elogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário