A organização e a formação dos conselhos e mapa das comunidades de todo o território paroquial é uma das prioridades de Dom Gilberto Pastana para o início de seu ministério em janeiro próximo. “A partir de julho, quando eu começar as visitas pastorais, espero encontrar os conselhos e os planos [de pastoral] em execução”, disse o bispo.
Entre as funções do conselho, de acordo com dom Gilberto, está a missão de alimentar a consciência missionária e romeira nas comunidades.
Outra mudança diz respeito à realização da Assembleia Diocesana de Pastoral que deixa de ser anual, passando a acontecer a cada quatro anos. Também será eleito um novo conselho diocesano e feitas quatro reuniões ao longo do ano que, inclusive, já estão marcadas: 04/02; 27/05; 19/08 e 25/11. No entanto, até maio, todas as paróquias devem estar com seus conselhos formados. Farão parte do novo conselho diocesano, além dos representantes de pastorais e movimentos, todos os párocos e coordenadores dos conselhos paroquiais.
Dom Fernando, que prepara sua última carta pastoral, antes de deixar a Diocese, desejou “que venha este tempo bom para a diocese, onde reine a paz de Deus e que dom Gilberto tenha um fecundo ministério”.
Tema
A Assembleia Diocesana de Pastoral aconteceu entre os dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, e tratou do “Planejamento e plano de pastoral”. O objetivo foi pensar como fazer um planejamento pastoral que responda às grandes demandas da atualidade e aos apelos que a Igreja vem fazendo, de renovação de suas estruturas, para acolher também as novas realidades e situações do nosso povo.
De caráter formativo, mediado pelo assessor convidado, padre José Carlos Pereira, de Ribeirão Preto – SP, o encontro oportunizou os participantes a, juntos, estudar e aprofundar a melhor forma de se fazer um planejamento pastoral (para as paróquias) capaz de atender as necessidades que o Plano de Pastoral Diocesano, PPD, traz como desafio: dar “um rosto novo” às pastorais sociais, seguindo os pilares da “Igreja em saída”, presente no “Evangelii Gaudium”, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário