terça-feira, 8 de novembro de 2016

Acadêmicos ocupam Campus da UFCA em protesto contra PEC 55

Campus da Agronomia, em Crato, está ocupada desde domingo
Campus da Agronomia, em Crato, está ocupada desde domingo (Foto: Facebook)
Juazeiro do Norte. Desde último domingo, dia 6 de novembro, estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estão ocupando o Campus, na cidade do Crato, em protesto contra a PEC do Teto. Mais de 150 acadêmicos ocuparam o prédio logo após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas no Campus estão suspensas.
Ontem a noite, universitários dos cursos de Jornalismo e Design aprovaram, em assembleia, a ocupação no Campus de Juazeiro do Norte. A expectativa é de que os outros cursos realizem assembleia ao longo desta semana para decidirem se irão ocupar, ou não, o Campus. Os protestos da UFCA fazem parte de um manifesto nacional contra a PEC 55, antiga PEC 241. Eles também são a favor da greve geral da educação.
De acordo com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mais de mil instituições de ensino em todo o país estão ocupadas. A onda de protestos começou no início de outubro, no Paraná, estado que abriga o maior número de ocupações. Devido as ocupações, o Enem precisou ser adiado em 364 locais de prova, atingindo mais de 241 mil candidatos.
PECO texto da Proposta de Emenda à Constituição foi aprovado pela Câmara de Deputados e encaminhado para o Senado. A PEC limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos, entre eles, os investimentos em educação, determinando um gasto mínimo obrigatório para o setor: o investimento do ano anterior corrigido pela inflação. Faça o Diário Cariri conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (85) 9.8736.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário