xecutivo em 182 dos 184 municípios, já que Fortaleza e Caucaia ainda enfrentam segundo turno. No último pleito municipal, em 2012, 18 partidos haviam elegido prefeitos.
Algumas siglas cresceram no Ceará - umas por terem elegido prefeito pela primeira vez, e outras que subiram o número de eleitos no Estado em comparação com a última eleição. O PDT foi o partido com mais prefeitos eleitos neste ano, conquistando 51 municípios. O partido foi um dos que mais cresceram nesta eleição. Em 2012, foram eleitos apenas nove prefeitos.
No ano passado, o PDT teve uma adesão maior com a filiação do grupo político dos irmãos Ferreira Gomes, Cid e Ciro. O partido projeta lançar candidato a presidente na eleição de 2018 e o pleito deste ano era bastante visado para o avanço da sigla. Na Capital, o PDT enfrenta ainda o segundo turno com o candidato Roberto Cláudio.
Como em 2012, o PMDB ficou na segunda posição no número de eleitos. Neste pleito, a sigla elegeu 27 prefeitos no Estado, enquanto em 2012 foram 21 chefes do Executivo. Na terceira colocação, com 18 eleitos, está o PSD. Apesar de ter registrado o quarto maior número de eleitos, o Partido dos Trabalhadores (PT) sofreu uma redução e passou de 27 eleitos em 2012 para 15 no último dia 2 de outubro.
- no Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário