Canindé. Romeiros de todo o Estado participam, neste domingo (18), de mais uma motorromaria em homenagem a São Francisco das Chagas. O comboio sai de Fortaleza até este Município do Sertão Central, que tem o santo como padroeiro. A edição deste ano completa três décadas. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 60 mil participantes.
O ponto de partida será do Colégio da Polícia Militar, em Fortaleza. Os motoqueiros devem sair da Capital às 8h e, numa velocidade média de 45 km/h, chegar a Canindé antes do meio-dia. Eles percorrerão um trajeto de cerca de 110Km pela BR-020. Depois devem se concentrar na Praça dos Romeiros, destino final do trajeto, onde está marcada uma missa campal e a tradicional bênção dos capacetes. Ao final do evento religioso, os motorromeiros se confraternizam em uma feijoada, no BNB Clube de Canindé.
Segundo Edson Maia, coordenador da motorromaria, a via será fechada durante a passagem dos romeiros e terá sentido único (Fortaleza-Canindé) até a chegada ao destino. "Decidimos isso em uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motoqueiro que vai participar deve ter muito cuidado para evitar acidentes", disse.
Edson antecipou que doze batedores da PRF farão a segurança, além de viaturas ao longo do trajeto. O chefe de policiamento e fiscalização da PRF, Ricardo Araújo, confirmou o apoio. "Nós vamos acompanhar com um efetivo suficiente para garantir a segurança no trajeto. Contaremos com viaturas e também motocicletas", disse. As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e Canindé devem deixar ambulâncias de plantão nos principais pontos do trajeto. Caminhões de apoio serão disponibilizados para atender eventuais necessidades, como pane nos veículos.
Como estratégia de segurança, os motorromeiros deverão usar uma blusa branca, que está sendo comercializada pelo valor de R$ 20. "Uma das poucas motorromarias que é nacional é a nossa, e adotamos uma camisa branca porque dá mais visibilidade no deslocamento", explicou Edison Melo. O dinheiro será destinado aos custos da organização e para o hospital São Francisco e o Lar dos Idosos, de Canindé. Cestas básicas também devem ser compradas com a quantia arrecada e distribuída às famílias carentes da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário