domingo, 22 de novembro de 2015

Robótica desperta interesse

A Universidade Católica de Quixadá realiza até uma competição de robôs estadual, que, neste ano, reuniu 20 equipes de sete cidades ( fotoS: Alex Pimentel )
Quixadá. A automação, um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, está ganhando mais força a cada dia no mercado brasileiro, tanto nas indústrias, com seus robôs, quanto nas residências, onde o portão automático, por controle remoto, não é mais nenhuma novidade. Agora já é possível ligar e desligar as luzes e qualquer aparelho eletrodoméstico por meio do telefone celular, explica do professor de Sistemas da Informação, Leonardo Rocha.
Essa evolução tecnológica é um dos princípios da robótica, uma das disciplinas prediletas de estudantes de Sistemas de Informação, em nível técnico e acadêmico, e alcança os centros de formação tecnológica e faculdades do Interior do Ceará. Uma delas, a Católica de Quixadá, que realiza até uma competição de robôs estadual. Neste ano, na segunda edição, participaram 20 equipes de sete cidades: Boa Viagem, Cedro, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixadá e Quixeramobim.
A competição foi vencida pelos alunos da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), Carlos Andrey de Oliveira e José Valdomiro Filho, com o robô "Zé Negão". Eles são de Morada Nova e estão cursando o 8º semestre de Sistemas de Informação. Outras duas alunas da Faculdade Católica, Roberta Yaskarelly Gonçalves e Clícia Almeida Rodrigues, com o robô "Minney 3.0" conquistaram a segunda colocação. A outra competição foi virtual, de robôs de programação, robocode. O vencedor foi outro aluno da Católica, Wkerlyson Batista. Ele é de Quixadá.
Apesar do clima competitivo, o Encontro é a oportunidade de intercâmbio entre os vários centros de formação do Estado, uma forma de unir as instituições privadas e públicas, com o mesmo objetivo, troca de conhecimentos, ressaltou o coordenador, Júlio Cavalcante. Ele ressaltou como exemplo a participação de uma equipe do IFCE de Cedro, campeão internacional de robótica.
Mais um exemplo de que a educação pública de qualidade dá resultados impressionantes e até inesperados vem da cidade de Cedro, na região Centro-Sul. Dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Cedro, Ailton Silva, 22, e Wewerton Lima, 22, brilharam em competição internacional de robótica, realizada recentemente, em Erlangen, na Alemanha. A dupla obteve melhor classificação entre as Américas, superando equipes dos Estados Unidos e México. Os dois alunos obtiveram o sexto lugar geral na competição "Freescale Cup Intelligente Car Racing" (Corrida de carros inteligentes), promovida anualmente pela empresa Freescale, como forma de apoiar a educação e incentivar a pesquisa na área de robótica.
"Somos vitoriosos, fomos selecionados em dois anos seguidos para representar o Brasil, vencendo equipes de Estados ricos, desenvolvidos", afirmou o professor do IFCE, Pedro Henrique Miranda, que, com o colega, Alan Vinícius Batista, desenvolveu o projeto com os estudantes vencedores. Os dois alunos são da cidade de Icó e concluíram, em 2014, o Curso de Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, na unidade do IFCE de Cedro. "Foi muito gratificante essa conquista", disse Ailton Silva.
Enquete
Quais as sua expectativas?
"O nosso Estado já esta despontando em matéria de tecnologia da informação e a robótica é uma delas. Nossos estudantes estão percebendo a sua importância para o futuro, principalmente profissional"
Leonardo Rocha - professor de Sistemas de Informação
"Independentemente de público ou particular não devemos nada em ensino de tecnólogo em relação a outros Estados e países. Nos qualificaremos ainda mais com o intercâmbio de conhecimentos entre estudantes"
Maria Joelma Lima - estudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário