sábado, 21 de novembro de 2015

Moradores invadem área do Dnocs em Icó

Os invasores já instalaram cerca, cancela e até construíram alicerces, fincaram piquetes e dividiram lotes ( Foto: Honório Barbosa )
Icó. Uma área de 24 hectares pertencente ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), no Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos, começou a ser ocupada por moradores do Conjunto Gama. O imóvel é reivindicado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) para instalação do campus universitário. Os invasores já instalaram cerca, cancela e até construíram alicerces, fincaram piquetes e dividiram lotes.
No fim da tarde de ontem, um grupo de alunos do curso de Bacharelado em História da UFCA, que já funciona na cidade, em escola pública cedida pelo Município, visitou a área. Alguns dos ocupantes mostraram-se revoltados com a presença de estudantes e da imprensa. "As pessoas entram aqui, batem foto sem pedir licença", reclamou Azor Lucena. "Esse terreno é nosso há mais de 40 anos".
Somente depois da divulgação de que a área seria cedida para a UFCA ocorreu a invasão do terreno. Funcionários do escritório local do Dnocs acreditam que há lideranças políticas locais e empresários influenciando a invasão por interesse financeiro. Afinal, um lote de 300 metros quadrados poderá ser "vendido" a terceiros por R$ 30 mil, mesmo de forma ilegal.
Urgência
Antes, a área estava ociosa, com poucas árvores, que foram derrubadas para abertura de lotes. O estudante da UFCA Simão Pedro de Oliveira disse esperar que o Dnocs defenda com urgência o interesse do patrimônio público federal e da comunidade. "O campus da UFCA vai trazer desenvolvimento para a região", frisou. "Essa área não pode ser ocupada para futura venda de lotes, inviabilizando um grande projeto educacional".
O chefe da Unidade de Campo do Médio Jaguaribe do Dnocs, em Icó, Francisco Alves de Andrade (Freitas) disse que já comunicou a ocupação e a construção de cerca e de alicerces à direção do Dnocs em Fortaleza. "Registrei um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e enviei por correio e e-mail para a diretoria estadual do órgão", disse. "Esperamos que em breve ocorra uma determinação para desocupação da área".
Abigail Lucena, apontada por ser uma das incentivadoras da ocupação, disse que a área pertence ao pai dela, Celso Lucena, que tem oito filhos e é colono antigo no Conjunto Gama. Ela não soube, entretanto, informar o tamanho da área. Adalberto Batista, outro ocupante, afirmou ser um lote de 40 metros de frente por 500 metros de profundidade. "Não vamos sair daqui porque a área para a Faculdade fica mais distante", disse.
O termo de cooperação técnica entre o Dnocs e a UFCA prevê cessão da área por 20 anos para implantação do campus universitário e já está na mesa do diretor geral do Dnocs, Wálter Gomes, para ser assinado. Gomes afirmou recentemente que se houvesse ocupação da área, o órgão iria barrar a invasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário