Além de melhorar o aspecto estético, a arborização urbana promove maior conforto térmico, absorve ruídos e atrai pássaros, contribuindo, dessa forma, para aumentar a qualidade de vida da população. No caso de Fortaleza, especialmente, outro aspecto fundamental é propiciado pela sombra das árvores: atenuam a incidência dos raios solares. Mas na prática, predomina a aridez de ruas e avenidas, muitas sem sombra alguma, tornando estes espaços menos atrativos para transeuntes que poderiam ou precisam se deslocar a pé.
Com 315 Km de área territorial e população estimada em 2,5 milhões de pessoas, Fortaleza apresenta crescimento demográfico e urbano acelerados e desordenados. Em razão disso, vem sofrendo constante redução de suas áreas verdes remanescentes de planícies, várzeas de rios, riachos e lagoas. Tem ainda a extinção de áreas verdes particulares, com sítios, chácaras, quintais e jardins, que estão desaparecendo e dando lugar a grandes empreendimentos e condomínios.
O que pouca gente sabe, porém, é que a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), possui um projeto no qual as pessoas podem solicitar plantio de árvores na calçada de casa, desde que se comprometam a cuidar delas. Trata-se do "Árvore na minha calçada", criado no fim de 2014. O projeto, uma das ações do Plano de Arborização, visa aumentar a cobertura arbórea da cidade a partir do incentivo e do interesse da população em relação a ter uma árvore e ser responsável por ela.
Parcerias
"A ideia é que o poder público e a sociedade sejam parceiras em um objetivo comum: ampliar e cuidar do nosso verde", salienta Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais da Seuma. De janeiro a julho deste ano, o órgão cadastrou 122 voluntários e plantou 139 novas árvores através do projeto. Entre maio de 2014 - quando o Plano de Arborização foi lançado - e agosto de 2015, 8 mil mudas foram entregues.
Qualquer pessoa pode solicitar. No ato de plantar a nova árvore, o interessado recebe orientações sobre o cuidado correto e assina um termo de recebimento, comprometendo-se a cuidar da planta. Caso prefira, a pessoa tem a opção de buscar a muda na Secretaria. Lá mesmo, assina o termo de recebimento e pode levar a árvore para casa.
O segundo semestre, no entanto, não é o mais propício para plantio, por não ser período chuvoso, por isso a importância de o solicitante cuidar daquela árvore, regando-a conforme orientado. Foi o que fez a irmã Maria do Espírito Santo, do Instituto Hesed, no bairro Ancuri. Após fazer a solicitação, no ano passado, teve o pedido atendido, e 34 árvores foram plantadas na calçada da instituição. Encarregada pelo jardim, foi ela a responsável por levar o projeto à instituição, e é ela mesma quem, todos os dias, cuida do jardim e das árvores plantadas pela Prefeitura.
Sem saber precisar o tempo de demora até que o órgão efetue o plantio, Edilene Oliveira afirma que, neste segundo semestre, o órgão pretende fortalecer a estrutura para atender às demandas de plantio já recebidas. Ela explica que inicialmente é feita uma vistoria no local para observar o espaçamento e, só depois, é feito o plantio.
Prioritariamente, trabalha-se com árvores com porte acima de 1,80 metro, nativas ou exóticas adaptadas. "A gente prioriza árvores nativas, como pau-branco, cedro e ipê", afirma. Outro foco é reduzir a quantidade de árvores exóticas e invasoras, a exemplo do nim, que possui grande capacidade de reprodução.
Antônio Sérgio Farias Castro, engenheiro agrônomo, botânico e fundador do Movimento Pró-Árvore, destaca que a presença da natureza é fundamental para o bem-estar das pessoas. Entre as inúmeras vantagens que as áreas verdes propiciam, explica, há o fato de amenizarem o clima, já que as árvores reduzem as ilhas de calor que se formam na cidade; promovem bem-estar estético; reduzem a poluição do ar e a sonora.
Mais informações
Interessados em solicitar o plantio podem se cadastrar nowww.fortaleza.ce.gov.br/seuma/arvore-na-minha-calcada-0
Ou enviar um e-mail para plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br
Telefone: (85) 3452.6910
Ou enviar um e-mail para plano.arborizacao@fortaleza.ce.gov.br
Telefone: (85) 3452.6910
Nenhum comentário:
Postar um comentário