segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Servidores do IFCE chegam nesta segunda-feira, 17/8, ao 26o. dia de greve e promovem atividades ao longo da semana, em diversos municípios .

Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) chegam nesta segunda-feira, 17/8, ao 26o, dia de greve. Iniciado oficialmente no dia 23/7, o movimento grevista segue com grande adesão em todo o Estado, conforme reconhece a Reitoria, e já conquistou avanços nas negociações com a administração do Instituto, com a realização de reuniões e com avanços em pautas de reivindicação como a jornada de 30 horas, o direito à remoção entre diferentes campi e a situação dos servidores bibliotecários. Também foram abertos canais de negociação sobre outras pautas específicas dos servidores e dos estudantes, como fruto das ações de greve.

O movimento grevista continua, no Ceará, se somando à greve nacional dos servidores federais da educação, por respeito a direitos, contra os cortes do Governo Federal para o setor, por reposição salarial, contra a precarização dos Institutos Federais e por garantias de educação pública de qualidade. Nesta semana, os servidores realizarão atividades em Fortaleza e em diversos municípios do Interior, além de participar das negociações com o Governo Federal e manifestações em Brasília.

Nesta terça-feira, 18/8, às 17h, na sede do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), haverá reunião ampliada do Comando Geral de Greve, debatendo os próximos passos e as estratégias na condução da greve e para a garantia de atendimento às reivindicações locais, tema do diálogo com a Reitoria.
 
Na quarta-feira, 19/8, às 9h, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, se comprometeu a visitar o Campus Aracati, para debater pautas específicas da comunidade acadêmica local. No mesmo dia, a Diretoria Colegiada do SINDSIFCE promoverá visita ao Campus Cedro, às 10h, e debate no campus Jaguaribe, às 14h, sobre o tema "Conjuntura Nacional e Local e o papel do sindicalismo como instrumento necessário na luta dos trabalhadores".
 
Na quinta-feira, 20/8, às 8h, os servidores realizam manifestação de rua, com concentração na Praça da Bandeira, seguindo em passeata até a Praça da Gentilândia, no Benfica, onde haverá um debate aberto sobre educação pública, combate à precarização dos Institutos Federais, reversão dos cortes do Governo Federal para a educação.
 
Fechando a semana, na sexta-feira, 21/8, às 14h, no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica), acontece nova reunião ampliada do Comando Geral de Greve, aberta à participação de todos os servidores e interessados. 

Ao longo da semana, servidores do IFCE também participarão do Comando Nacional de Greve, em Brasília, vivenciando as atividades gerais do movimento e contribuindo para os debates e votações. 

Pautas de reivindicação

Os servidores do IFCE seguem em greve desde o dia 23/7, por uma pauta de reivindicações gerais e específicas, com destaque para a rejeição aos cortes orçamentários do Governo Federal, pela garantia de recursos para custeio e assistência estudantil, por educação pública de qualidade, por reposição salarial linear de 27,3% e pelo respeito ao direito à jornada de trabalho de 30 horas para os servidores técnico-administrativos, entre outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário