sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Quixeramobim sedia eventos

Pecuaristas forneceram 12,2 mil litros de leite para o município superar o recorde de maior queijo coalho do planeta, conseguido em 2014 ( Foto: Alex Pimentel )
Quixeramobim. Estão abertas, hoje, a Feira de Negócios de Quixeramobim (FAICQ) e o Festival do Leite de Quixeramobim (FestLeite) - maiores eventos econômico e agropecuário desta cidade. A expectativa é de que sejam movimentados mais de R$ 200 mil até o próximo sábado (15). Juntos, os dois eventos apresentam os principais potenciais locais. Além do comércio e do polo calçadista, a pecuária leiteira também ganha destaque. O município é o maior produtor de leite do Estado. São cerca de 130 mil litros diários.
Para demonstrar a sua força para essa 9ª edição do FestLeite, pecuaristas de pequeno e médio porte de Quixeramobim forneceram 12,2 mil litros de leite para o município continuar mantendo o recorde de produtor do maior queijo coalho do planeta. No ano passado, foram fornecidos 13 mil litros de leite bovino in natura. A marca chegou aos 1.302,88 quilos. Foram cerca de 10 litros para cada quilo, superando o ano anterior, 2013, com 1.247,50 quilos, com utilização 12 mil litros de leite.
Técnica
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Célio Oliveira, dessa vez os pecuaristas e produtores resolveram utilizar 800 litros de leite a menos. Entretanto, a técnica do coalho aplicada neste ano foi diferente. Em vez de 10 litros, o objetivo era produzir cada quilo com 8 ou até 7,5 litros. Mesmo com menos matéria prima, a marca fica mantida, havia avaliado horas antes da solenidade de pesagem do super queijo, o secretário de Agricultura, ressaltando que décadas atrás o rebanho leiteiro era de 130 mil cabeças, produzindo 20 mil litros por dia. Hoje, o número de vacas não passa de 60 mil, produzindo 6,5 vezes mais.
Na FAICQ, que neste ano chega à sua 10ª edição, o número de expositores é um pouco menor em relação ao ano passado. No entanto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), responsável pela realização do evento, juntamente com o FestLeite, espera atender as expectativas de todos os setores econômicos da região Centro do Estado, colocando-se como resultado das demandas empresariais e institucionais que, ano a ano, demonstram uma evolução tanto em nível de participação quanto em nível de fechamento de negócios e divulgação de produtos e marcas dos expositores.
No espaço de exposições, aberto ao público de 18h às 23h30, é realizado o Festival de Comida de Rua: "Lá no Sertão" e o Festival do Carneiro. O Sebrae promove, também, oficinas de automaquiagem, penteados práticos, de tendências de moda e ainda desfile comercial das empresas. Atrações culturais completam a programação.
Conforme os organizadores, neste ano, a FAICQ e o FestLeite, que contam com o apoio da Prefeitura de Quixeramobim, do SESC Ler, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da FATEC/CENTEC e de empresários e produtores locais, deverão atrair mais de 16 mil visitantes, nestes três dias de eventos, e manter o nível de negócios, apesar do panorama geral apontar para crises, tanto no aspecto econômico quanto no hídrico.
Aniversário
Para a Prefeitura de Quixeramobim, o clima é de festa em toda a cidade, afinal hoje o município comemora 159 anos de elevação de vila a cidade e, portanto, é feriado. Pela manhã, haverá celebração de missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, seguida da partilha do bolo gigante na Praça Capitão Dias Ferreira, em frente ao Paço Municipal.
Está programada ainda sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores para instalação da Academia Quixeramobiense de Letras. O evento vai acontecer a partir das 15h e conta com apresentação do espetáculo PaTéticos, no auditório da UNIQ, a partir das 20h.
Mais informações:
Sebrae - Rua Dona Francisca Santiago, 52 - (88) 3441-1264
Prefeitura - Rua Dr. Álvaro Fernandes, 32 - Centro
Telefone: (88) 3441-1326
Alex Pimentel
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário