quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mulheres atuam com competência nos Bombeiros

Nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estão 32 mulheres que realizam as mesmas atividades que os homens ( Foto: Tiago Stylle/Governo do Estado )
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará completa 90 anos no próximo sábado (8). Em atuação atualmente, são 1.669 militares. Destes, 32 são mulheres, que realizam as mesmas ações que os homens, nos serviços terrestre, aquático ou aéreo.
Divididas entre nove oficiais e 23 praças, as mulheres do Corpo de Bombeiros conquistaram o respeito dos colegas de farda. De acordo com o comandante geral da corporação, coronel João Carlos Gurgel, a chegada das mulheres trouxe mais sensibilidade no serviço militar.
"O ingresso das mulheres na corporação foi um marco positivo na nossa história. Por natureza, elas trazem mais sensibilidade no trato com as pessoas, característica essencial em uma instituição voltada para prestação de serviços à sociedade", enfatizou.
Pioneiras
No último mês de junho, foi formada a primeira mulher guarda-vida do Corpo de Bombeiro. A soldado Mariana Isabel e Silva, de 19 anos, enfatiza o aumento do compromisso dela na carreira militar. "É uma responsabilidade muito grande, uma cobrança pessoal gigantesca, de representar a classe feminina", disse.
Já Helen Prado, de 18 anos, que também foi formanda na turma de junho, é a primeira mulher a atuar no serviço de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros. "Eu já via esse trabalho com bastante admiração. O contato direto, desde a época do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, e o exemplo do meu pai - que também é bombeiro -, foram fatores que me motivaram".
A combatente Estela de Almeida é uma das primeiras mulheres destacadas para atuar no aeródromo de Fortaleza. Junto da soldado Sheyla Sousa, ela foi formada na turma do mês de julho. "O bombeiro é visto como herói. Mas, às vezes, nós não nos vemos assim porque somos seres humanos e temos nossas limitações. O heroísmo da gente está realmente no coração, na vontade de ajudar o próximo e de fazer o trabalho benfeito", explicou a militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário