quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Campanha contra paralisia infantil começa no dia 15 no Ceará

A imunização acontecerá até 31 de agosto ( Foto: Kid Júnior )
Atenção quem tem crianças com até cinco anos incompletos. A campanha nacional devacinação contra a Poliomielite terá início no dia 15, prosseguindo até 31 de agosto. A ideia é que em paralelo à imunização contra a paralisia infantil, os cartões de vacinação sejam atualizados. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a pólio é de 95% das 570.452 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos, ou 541.925 crianças em todo o Ceará
 
Na campanha de multivacinação, todas as crianças nessa faixa de idade deverão ser lavadas a um posto para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.
 
Sábado, 15 de agosto, será o dia de mobilização nacional das duas campanhas. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais e mil veículos em todos os 184 municípios para garantir a vacinação das crianças em 2.390 postos fixos e mil postos volantes em todo o Estado. Na campanha de vacinação contra a paralisia infantil será utilizada a vacina oral poliomielite (VOP) de forma indiscriminada. A vacina inativada poliomielite (VIP) estará disponível para crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal e aquelas que estiverem na ápoca de receber a segunda dose. Este é o 36º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país. Em 2014 o Ceará alcançou cobertura de 98,35% na vacinação contra a paralisia infantil.
 
Na campanha de multivacinação serão vacinadas crianças de 0 a 5 anos de forma seletiva, após análise da caderneta de saúde da criança. Serão oferecidas as vacinas pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite Be rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétanocoqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário