quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PROGRAMAÇÃO DAS HOMENAGENS AO DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA‏





NOTA

Comunicamos, à respeito do falecimento do DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA, a seguinte programação a partir da chegada do seu corpo ao Cariri:
07:00 – CHEGADA DO CORPO AO AEROPORTO REGIONAL DO CARIRI. EM SEGUIDA, O CORPO SERÁ TRASLADADO PARA A CIDADE DE BARBALHA;
09:00 – CHEGADA DO CORPO AO AUDITÓRIO DO HOSPITAL SANTO ANTÔNIO PARA HOMENAGENS;
11:00 – SEGUIRÁ PARA HOMENAGENS NA CÂMARA MUNICIPAL DE BARBALHA;
13:00 – O CORPO SERÁ LEVADO PARA A IGREJA DO ROSÁRIO PARA VELÓRIO ATÉ O MOMENTO DA MISSA.
16:00 – MISSA. E LOGO APÓS O CORPO SERÁ LEVADO PARA CEMITÉRIO MUNICIPAL, ONDE SERÁ SEPULTADO.
Barbalha – CE, 15 de janeiro de 2015.


Egberto Melo dos Santos
Gerente Administrativo, Projeto e Marketing









SINTESE DA BIOGRAFIA DO DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA

Nascido em 09 de dezembro de 1944, é o primogênito da família do agricultor Vicente Batista Saraiva, e da dona de casa Otília Furtado Correia Saraiva.  Viveu toda sua infância e parte de sua juventude, em uma casa simples de propriedade de seus pais, no sítio Bulandeira (Barbalha).
Em 1951, Antônio Correia Iniciou sua vida estudantil no tradicional Colégio Senador Martiniano de Alencar onde permaneceu até a antiga 4ª série do primário (hoje 4º ano do ensino fundamental 1).
Em 1960 Antônio Correia segue para o município de Areias, no vizinho estado da Paraíba onde, na Escola de Agronomia do Nordeste, cursou o 1º e o 2º anos do ensino médio, antigo científico.
No ano de 1965 de uma só vez, inscreveu-se nos vestibulares das Faculdades de medicina: da Universidade Federal do Pernambuco e da Faculdade de Ciências Médicas do mesmo Estado. E para a alegria e satisfação de todos, foi aprovado nos dois vestibulares. Optando por ingressar na Universidade Federal.
Em 1968 o jovem acadêmico de medicina comemorou outra grande vitória da sua família: seus dois irmãos, João e José Correia Saraiva, foram aprovados no vestibular de medicina da Faculdade de Ciências Médicas, também de Recife – PE.
E, em 1970 aquele jovem de origem simples e humilde, porém determinado e estimulado pelo desafio de realizar o sonho de sua mãe – e que mais tarde passou a ser um sonho pessoal, consegue o desejado diploma de formatura em medicina. Era a vitória da superação sobre a descrença. E sobre todas as adversidades, principalmente, a financeira.
Foi então que surgiu a possibilidade do Dr. Antônio Correia exercer a sua profissão no município paranaense de Terra Roxa, onde por lá permaneceu durante seis meses e, no mesmo ano, retornou para o Ceará à convite do saudoso Dr. Teles(que tinha muita influência e era um espécie de articulador do governo  do Estado na época), para exercer a profissão no município cearense de Ibiapina, ao norte do Estado. E lá foram seis inesquecíveis e históricos anos.
Como resultado desse período na cidade de Ibiapina o Dr. Antônio conseguiu de uma só vez, pagar a dívida da simples e humilde propriedade dos seus pais – hipotecada para custear o seus estudos e o do seus irmãos; como de quebra, pelas inúmeras amizades cultivadas ao longo desse período e pela conjuntura política da época que convergia para o seu nome,  foi convocado a filiar-se no antigo partido ARENA, e como candidato único foi eleito prefeito de Ibiapina, em 1976.
Em 1977, exatamente 55 dias após a sua posse no cargo de prefeito, licenciou-se por dois anos, transmitiu o cargo para o seu vice e foi, finalmente, realizar sua especialização em alergologia, na antiga Berlim Ocidental – Alemanha, beneficiado por uma bolsa de estudos de intercambio.
Em 1979, após concluir sua tão deseja especialização, voltou para o Brasil. Renunciou ao cargo de prefeito de Ibiapina e retornou à sua cidade natal para trabalhar no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, como cirurgião geral (especialidade exercida antes de ir para a Alemanha). No mesmo ano abriu o seu consultório particular na Rua do Vidéo, onde pode enfim exercer a sua especialidade, alergologista.    
Enquanto seu nome e o seu grau de resolutividade se propagavam por toda a região do Cariri e além dos limites com o Estado do Ceará, o Dr. Antônio deu início aos planos para a construção do Hospital Santo Antônio. O que não demorou muito.
E exatamente no dia 27 de dezembro de 1981 – há trinta e três anos atrás, em missa concelebrada pelo bispo diocesano Dom Vicente de Araujo Matos, o Pároco Padre Eusébio de Oliveira Lima, o Padre Augustinho Mascarenhas; com a participação do coral de Barbalha; com as presenças históricas do então governador do Estado do Ceará, Adauto Bezerra; do então prefeito de Barbalha, Antônio Inaldo de Sá Barreto, e o seu então vice-prefeito João Teixeira de Luna e diversas outras autoridades e personalidades da época, e certamente com as presenças mais significativas para aquele momento. O da autora dos sonhos que se tornaram realidade. A Dona Otília Correia Saraiva, que acompanhada do senhor Vicente Saraiva comemorou, rezou, cantou e chorou por contemplar à sua frente a inauguração do Hospital e Maternidade Santo Antônio, de Barbalha. Era a realização total dos seus sonhos que foi sonhado realizado também pelos filhos;
O Hospital Santo Antônio foi construído graças à parceira dos irmãos e médicos Antônio, João e José Correia Saraiva, com outro grande sonhador e empreendor (e primo dos “irmãos Correia”), o saudoso Tenente Coelho, proprietário da antiga construtora EMPEC, hoje Construtora CRC.
E até hoje graças a força do trabalho e espírito empreendedor do Dr. Antônio Correia Saraiva e dos seus irmão João e José Correia, o Hospital e Maternidade Santo Antônio vem fazendo história na medicina de Barbalha, e do interior do Estado  do Ceará e do Nordeste brasileiro, sempre inovando e com a marca registrada do pioneirismo em diversos serviços:
·         Foi o hospital que construiu a primeira UTI da Barbalha;
·         O hospital com o primeiro serviço de neurocirurgia da região do Cariri (através do Neurocirugião cubano Dr. Humberto Hermano Dzayas, de Havana – Cuba);
·         O primeiro serviço de hemodinâmica do Cariri.
·         E ainda disponibiliza serviços que são referências em todo o Cariri, como:
·         Centro de Diagnóstico por Imagem – CEDIMAGEM
·         Centro de Hemodiálise – CLINIRIM
·         Ressonância Nuclear Magnética
·         Sem esquecer o Hospital do Coração do Cariri (Único do Cariri com Cirurgias e tratamento de doenças cardíacas, dispondo de UTI Coronareana).
Entre essas e outras realizações e empreendimentos do Dr. Antônio Correia Saraiva estátambém um dos maiores empreendimentos turísticos e de lazer já construídos em toda a região do Cariri.  Inaugurado em 21 de abril de 2002, o Arajara Park se constitui em um dos mais belos e prazerosos encontros do homem com o que há de mais rico em natureza. O que também orgulha e envaidece o povo de Barbalha.
Era casado com pedagoga Fabíola Sampaio Saraiva e pai de quatro filhos: A Carísia (médica – cursando residência em radiologia na França); a Caroline (Administradora de Empresas);Dr. Guilherme (médico - cursando residência em medicina nuclear); e a caçula Gisele(cursando medicina, no Rio de Janeiro).
Em 2012, concorreu as eleições proporcionais no município de Barbalha. Sendo eleito vereador com uma das maiores votações para o cargo, de toda história política do município, com 1786 votos.
Será lembrado por sua generosidade, simplicidade e espírito público. Por ser um amante da natureza. Sensível e correto. Por ser o parceiro fiel e amigo. Por ser um trabalhador incansável e por lutar sempre pelo que acha justo e verdadeiro. E por toda a sua trajetória de superação e sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário