quarta-feira, 17 de setembro de 2014

VIADUTOS DO COCÓ Novos bloqueios têm início amanhã

Os viadutos no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Junior e Antonio Sales, no Cocó, devem ser liberados em outubro, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). No entanto, antes disso, será necessária a realização de mais dois bloqueios com o objetivo de retirar as escoras que sustentam o equipamento. Hoje, 85% da obra estão concluídos.
A primeira etapa da interdição começa amanhã. A passagem de veículos e pedestres no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales será proibida até o próximo domingo (21). Na sexta-feira (19), a Avenida Antonio Sales será interditada, no sentido Edson Queiroz/Aldeota, na altura da Rua Monsenhor Catão.
O titular da Seinf, Samuel Dias, explicou que, nesta primeira etapa do desvio, serão desmontados todos os escoramentos que faziam a sustentação do viaduto nível 2, que fica na Av. Antonio Sales, sentido Papicu. “Esse processo demora, pois são equipamentos com 12 metros de altura e, agora, teremos menos espaço para trabalhar devido ao viaduto”, ressaltou.
Outro motivo para a interdição daquele trecho é o perigo de algum material cair na pista durante a retirada das escoras. “Além de precisarmos de espaço para trabalhar, é importante garantirmos que nada vai atingir os veículos ou pedestres que passam por ali”, ressalta.
Na segunda fase de bloqueio, que começa na próxima segunda (22), o trânsito voltará a ser liberado no cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. 
A conversão à esquerda na Rua Francisco Gonçalves para os motoristas que vêm na Engenheiro Santana Júnior sentido Água Fria/Centro não será permitida até o dia 30.
Somente a partir do dia 1º de outubro, será liberada a conversão à esquerda na Rua Francisco Gonçalves para os motoristas que vêm na Engenheiro Santana Júnior sentido Edson Queiroz/Centro. Também a partir deste dia, será totalmente liberado o tráfego nas avenidas Engenheiro Santana Júnior no sentido Edson Queiroz/Papicu e Antônio Sales no sentido Centro/Edson Queiroz.
Outubro
Samuel Dias ainda destacou que a liberação dos viadutos deve ocorrer no mês de outubro. No entanto, o secretário preferiu não definir uma data exata, já que imprevistos podem acontecer durante a realização de uma obra de grande porte.
“O prazo para a entrega dos viadutos sempre foi o mês de outubro, mas nunca tivemos o dia certo. A nossa expectativa é que, até o dia 30 deste mês, a obra esteja 99% pronta. Mas, os ajustes que ainda precisarão ser realizados não permitirão que os carros rodem pelo viaduto”, esclareceu o titular da Seinf.
A assessoria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que 18 linhas de ônibus serão afetadas pelos desvios. Porém, apenas hoje os trajetos que sofrerão mudanças serão divulgados pelo órgão.
Corredor exclusivo
A obra tem investimento de R$ 18 milhões. Os dois viadutos fazem parte da implantação do corredor exclusivo Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão de 17,4 Km, priorizando o transporte público e coletivo na Capital. 
As obras estão incluídas no plano da Prefeitura de implantação de 130 quilômetros de corredores expressos de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário