terça-feira, 9 de setembro de 2014

Conservação do Soldadinho-do-araripe é pauta da reunião do COMDEMA

A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato realiza hoje, (9), a 9ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, do ano de 2014, que aconteceu no Instituto Cultural do Cariri – ICC, em Crato.
A reunião estará discutindo em pauta, a Monitoria do Plano de Ação Nacional (PAN), para Conservação do Soldadinho-do-araripe, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestre – CEMAVE/ICMBio/MMA.
O objetivo do PAN do Soldadinho-do-araripe consiste em planejar e conduzir um programa de monitoramento sistemático para refinar e acompanhar os dados sobre o estado de conservação da espécie e subsidiar as estratégias de gestão com informações atualizadas.
O Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é globalmente ameaçado de extinção pela perda de hábitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como criticamente em perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil. O vale do Cariri cearense é o setor da Chapada do Araripe habitado por este pássaro, sendo repleto de recursos hídricos ao contrário do sertão circundante, tal como um oásis no deserto.
Apesar da ênfase do Plano de Conservação na aplicação da legislação ambiental para a conservação das encostas da Chapada do Araripe, existe a necessidade de um maior envolvimento das autoridades ambientais municipais, estaduais e federais, assim como da sociedade civil organizada, para fomentar a aplicação da legislação vigente para a conservação do hábitat do Soldadinho-do-araripe e das fontes de água da encosta da Chapada do Araripe.

De acordo com o Secretario de Meio Ambiente e presidente do COMDEMA, Hildo Moraes, a Monitoria do PAN do Soldadinho-do-araripe ocorrerá nos dias 08 e 09 de setembro nos dois expedientes. “O compromisso do COMDEMA é apenas no dia 09 pela manhã, porém quem puder participar dos demais momentos poderá dar grande contribuição ao processo”, afirma o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário