sábado, 13 de setembro de 2014

CANDIDATOS DO SOLIDARIEDADE

Juiz autoriza exibição de programas

13.09.2014

Apoiando oficialmente Camilo Santana, e de fato a Eunício Oliveira, os candidatos do partido não podiam aparecer

Exibição de programas
Fernando Hugo, com votação mais expressiva em Fortaleza, era o que mais se sentia prejudicado com a falta de espaço na propaganda
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O juiz auxiliar da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nas eleições deste ano, Carlos Henrique Garcia de Oliveira, decidiu, através de liminar, que todos os nove candidatos do Solidariedade (dois a deputado federal e sete a deputado estadual) podem exibir suas propagandas no horário eleitoral no rádio e televisão. Apesar de a decisão do magistrado, na propaganda de ontem, somente Thiago Campelo (SD) apareceu. Antes da decisão, prolatada na noite da última quinta-feira, só Thiago e o deputado Lucílvio Girão estavam aparecendo.
A liminar de Carlos Henrique atende a um pedido do presidente estadual do Solidariedade, deputado federal Genecias Noronha, que postula a reeleição. A ação também foi impetrada pelo presidente do Solidariedade em Fortaleza, Fernando Hugo, deputado estadual que disputa a reeleição, assim como pelos demais postulantes a vagas no Legislativo Marcos Aurélio Moreira, João Dilmar da Silva, Odécio Rodrigues, Thiago Campelo e Aberlânia Noronha.
Desde a decisão do partido em apoiar a candidatura de Eunício Oliveira, em detrimento do apoio antes dado a Camilo Santana, a maior parte dos candidatos do grêmio estava impedida de participar da propaganda no rádio e televisão, o que prejudicou os candidatos, conforme explicou Noronha.
Imposição
"O tempo que perdemos é irrecuperável, não volta mais. Agora foi corrigido um erro grande e foi estabelecido o direito do Solidariedade de fazer uso devido de sua imagem em favor da propaganda, que, inclusive, estava sendo utilizada por outros candidatos e até pela candidatura majoritária", apontou.
Oficialmente, os candidatos do Solidariedade estão apoiando a coligação encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com a candidatura de Camilo Santana, mas romperam com a aliança, pois teriam que aparecer em campanha na televisão com imagens de Camilo Santana e Dilma Rousseff ao fundo. Em nível nacional, o partido está coligado ao PSDB de Aécio Neves. Alguns membros também se consideram "antipetistas", como Fernando Hugo, e não acataram a imposição.
Segundo Genecias, esse teria sido o motivo de os coligados aderirem à campanha de Eunício Oliveira. Lucilvio Girão e Thiago Campelo são as únicas lideranças do Solidariedade que permanecem pedindo votos para Camilo Santana e ficam revezando participação na propaganda eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário