Prossegue até a tarde do domingo (8/11), o V Congresso Estadual do PSOL Ceará. Durante o evento será debatida a política que será aplicada pelo partido para o próximo biênio, bem como é feita a eleição da sua nova direção estadual e dos delegados para o congresso nacional do PSOL, que ocorrerá nos dias 4,5 e 6 de dezembro, em Brasília.
Participam do V Congresso, militantes filiados ao partido e convidados, sendo que apenas os delegados eleitos nas plenárias de base municipais têm direito a votar as resoluções congressuais e nas eleições da nova direção partidária e dos delegados para o congresso nacional do PSOL. Estão na programação do congresso debates de conjuntura, discussões sobre o contexto e os rumos do PSOL no Ceará e no Brasil e a realização de reuniões de setoriais e núcleos de base.
Para a abertura nesta sexta-feira, estão convidadas organizações que dividem lutas comuns com o PSOL, como PSTU, PCB, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), RUA – Juventude Anticapitalista e a Intersindical. O Sábado fica dedicado às aprovações do regimento interno do congresso e das resoluções consensuais, bem como para a realização de debates e reuniões auto-organizadas. No domingo, acontecem a votação das resoluções não consensuais e a eleição do novo diretório estadual e dos delegados para o congresso nacional do partido.
Antecederam ao V Congresso mais de 45 plenárias de base, em todas as regiões do estado, com a participação de quase 800 filiados, elegendo 167 delegados; totalizando um crescimento de mais 100% em relação ao congresso anterior, quando foram eleitos quase 80 delegados. Para nortear os debates foi elaborado e distribuído, durante a etapa pré-congressual, um caderno contendo as teses locais e contribuições de militantes e setoriais do partido no estado.
Confira a programação do congresso:
Sexta-feira (6/11)
18h:30 - Mesa de abertura e saudação
Organizações convidadas: PSTU, PCB, MTST, MST, RUA – Juventude Anticapitalista e Intersindical)
19 horas – Mesa Conjuntura Nacional e Internacional
Sábado (7/11)
8h:30 – Aprovação do Regimento do Congresso Estadual
9 horas – Mesa de Conjuntura Estadual
13h:30 – Reuniões auto-organizadas dos Setoriais
15h:30 – Debate sobre Concepção de Mandatos Parlamentares
18 horas – Plenária Final
Domingo (8/11)
9 horas – Plenária Final
13 horas – Defesa das Teses e Eleição da nova Direção Estadual e Delegadxs para o Congresso Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário