00:00 · 09.11.2015
São Paulo. Pesquisa do Ibope indica que o número de simpatizantes do PT diminuiu nos últimos anos. Segundo levantamento, em todo o País, 12% dizem ter maior simpatia pelo partido do ex-presidente Lula. A legenda é seguida pelo PSDB e PMDB, cada um com 10%. No Nordeste, os percentuais são, respectivamente, 14% (PT), 7% (PSDB) e 11% (PMDB).
O Ibope Inteligência monitora desde 1988 a preferência partidária dos brasileiros. Ainda é alto o número dos que não declaram preferência por nenhum partido (45%).
Na Presidência desde o início de 2003, o PT é hoje o partido com maior rejeição no Brasil, segundo pesquisa Ibope feita na segunda quinzena de outubro. Do total de entrevistados, 38% apontaram a legenda como a que menos gostam.
No ranking da rejeição, o PT é o líder disparado. Em distante segundo lugar, com 30 pontos percentuais a menos, está o PSDB (8%), em empate técnico com o PMDB (6%).
Em outubro de 2014, pouco antes da eleição presidencial vencida por Dilma Rousseff, o PT tinha uma imagem "favorável" ou "muito favorável" para 41% dos eleitores.
Desde abril de 2013, pouco antes da onda de manifestações pelo País, o partido foi associado a novos episódios de desgaste, entre eles o agravamento da crise econômica e a corrupção na Petrobras. A rejeição ao PT é maior no Sul (46%). Também se concentra nos setores mais escolarizados e de renda mais alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário