O fluxo de veículos nas alças do viaduto da Rua Padre Cícero, construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), será liberado neste sábado (7), a partir das 6 horas. Com isso, os veículos terão fluxo direto, de ida e volta, entre a Rua Padre Cícero e as Avenidas José Bastos e Carapinima. As alças liberadas fazem parte do trecho leste do projeto, que está em fase de finalização. A obra completa do viaduto (trecho leste e trecho oeste) tem previsão de conclusão para o primeiro semestre do próximo ano.
Com a liberação, os motoristas que trafegam na Rua Padre Cícero e desejam passar para a Avenida Carapinima (continuação da Avenida José Bastos) poderão convergir à direita, em curva suave que dará acesso à avenida, desembocando nas proximidades do Shopping Benfica. Já os veículos que trafegam na Avenida José Bastos e desejam passar para a Rua Padre Cícero, poderão convergir à direita, acessando a alça elevada.
Iniciada em 2009, a construção do viaduto deveria terminar em junho do ano passado, após sucessivas interrupções e readequação de prazos. Porém, falta de verba e problemas com remoções atrapalharam os serviços, de acordo com a Metrofor. Cerca de 160 casas deveriam ser retiradas para que o trabalho prosseguisse. Alguns moradores não entraram em acordo com a companhia e acionaram a Justiça contra a obra. Ao todo, 89 processos foram movidos individualmente até o fim de 2013.
Em virtude da liberação da alça do viaduto rodoviário, 23 linhas de ônibus modificarão seu itinerário e o tráfego sofrerá alterações. Os ônibus que trafegam no sentido sul/norte, vindo da Avenida José Bastos em direção ao Centro, devem convergir à direita na alça do viaduto, acessar a Rua Padre Cícero, a Rua Carlos Câmara, a Av. Eduardo Girão e seguir pela Avenida da Universidade.
Já os ônibus que trafegam no sentido norte/sul, vindo do Centro pela Avenida Carapinima, devem convergir à direita na Rua Pe. Cícero, à esquerda na Rua Capitão Francisco Pedro, Rua Porfírio Sampaio, avenida José Bastos e convergir na alça do viaduto e seguir pela Avenida João Pessoa.
O semáforo localizado no cruzamento das vias Carapinima e Pe. Francisco Pinto, que foi implantado justamente para atender ao desvio de tráfego durante a obra, será desativado. Portanto, o motorista deve ficar atento a nova rota de acesso à Av. Eduardo Girão.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o condutor que trafega na Av. Carapinima, oriundo do Centro, ao invés de entrar à esquerda na R. Pe. Francisco Pinto, deve seguir direto pela Av. José Bastos, à direita na R. Pe. Cícero, à esquerda na R. Capitão Francisco Pedro, à esquerda novamente na R. Porfírio Sampaio e à esquerda na Av. José Bastos, seguindo pela alça leste do viaduto para acessar à Av. Eduardo Girão.
Com a retirada do equipamento, a Av. José Bastos terá mais fluidez e os deslocamentos serão otimizados. Posteriormente, para auxiliar a travessia de pedestres, será implantado um semáforo exclusivo para esses transeuntes de modo a permitir uma passagem segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário