terça-feira, 10 de junho de 2014



As chuvas no Paraná fizeram a vazão nas Cataratas do Iguaçu, na região oeste, bater um novo recorde nesta segunda-feira (9). Às 9h, de acordo com o monitoramento hidrológico feito pela Copel na bacia do Rio Iguaçu, passavam pelas quedas 45,7 milhões de litros de água por segundo, volume 30 vezes acima do normal que é de 1,5 milhão de l/s. O recorde anterior era de 1983, quando o atrativo atingiu 35 milhões de l/s. Os temporais também tiveram reflexos no nível do Lago de Itaipu, o que fez a usina hidrelétrica abrir o vertedouro para escoar o excedente de água.

Nesta segunda, os elevadores do mirante ao lado das quedas foram desligados. A enchente arrancou ainda parte da plataforma de rapel e no restaurante do Porto Canoas mesas e cadeiras precisaram ser retiradas por causa do avanço da água.
Com o aumento do nível do reservatório da hidrelétrica de Itaipu tiveram de ser abertas duas das três calhas do vertedouro. E, às 10h30 a vazão escoada chegou a 8 milhões de litros de água por segundo.

Dilma sanciona lei de cotas no funcionalismo

Ao sancionar nesta segunda-feira (9) lei que institui reserva de vagas para negros e pardos no setor público federal, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o sistema de acesso por concurso "assegura o mérito" e vai "fechar o fosso secular de direitos" na sociedade brasileira.
Ela sancionou nesta segunda-feira, em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, a lei que institui um mínimo de 20% das vagas a negros e pardos no funcionalismo, ao prestar concurso público.

Queda de viga deixa um morto em obra do monotrilho, diz PM


A queda de uma viga em uma obra do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô, na Avenida Washington Luís, Zona Sul de São Paulo, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na tarde desta segunda-feira (9). Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas.
situado na esquina da Rua Vieira de Moraes com a Avenida Washington Luís, quando uma viga de sustentação que era ajustada caiu. A viga caiu bloqueava a rua desde as 17h20.
Segundo o Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela obra, os outros dois funcionários que se feriram no acidente foram socorridos, mas não correm risco de morte.
Em nota, o Metrô afirma que “lamenta o acidente ocorrido na obra do monotrilho da Linha 17” e acrescenta que está exigindo do consórcio “uma rápida apuração sobre as causas da ocorrência”.


Lâmpadas mais usadas no Brasil vão sumir das lojas em até um ano

As lâmpadas incandescentes de 60 watts, as mais tradicionais para uso doméstico no Brasil, vão começar um gradual desparecimento das lojas a partir do dia 1º de julho, em razão de uma determinação do governo. Daqui a um ano, não será permitido oferecê-las no varejo.
Outros países como Argentina e Estados Unidos e os da União Europeia já adotaram medida semelhante.


Bancos terão horário especial em dias de jogos da seleção brasileira

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) informou nesta segunda (9) que, nos dias de jogos da seleção brasileira, os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30.
Nas cidades onde for decretado feriado municipal em virtude do jogo, como em São Paulo na próxima quinta-feira (12), as agências ficarão fechadas. Nesses locais, a Febraban informa que os boletos (contas de luz, telefone, gás, água e outras contas pagas por meio de boletos bancários) poderão ser pagos no primeiro dia útil subsequente ao do vencimento.
Mas os tributos –como ISS, IPTU, Imposto de Renda etc.– devem ser pagos um dia antes do vencimento, para não haver incidência de multa ou juros. O feriado municipal não prorrogará o vencimento de tais impostos.
A Febraban ainda esclarece que os bancos deverão afixar nas agências aviso sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com uma com antecedência mínima de 48 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário