sábado, 14 de novembro de 2015

Lar para idosos funciona com ajuda de voluntários



Segundo o IBGE, em 2030, o Brasil terá um grupo de idosos de 60 anos ou acima maior que o de crianças com até 14 anos ( FOTO: CID BARBOSA )
Juazeiro do Norte Uma modalidade de serviço tão importante, assim como as escolas, creches e hospitais, é o amparo com as pessoas da terceira idade. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, somente no Cariri, 10% da população tem idade acima dos 60 anos. Alguns deles estão em situação de rua ou sofrem com negligências. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Lar Fraterno Irmã Scheila (Lafis), que abriga idosos, se mantém com a ajuda de voluntários.
O abrigo tem capacidade de acolher 32 idosos em vulnerabilidade social. Estruturado em quatro alas com dois dormitórios, contendo oito camas e três banheiros. O abrigo cuida hoje de apenas dez idosos. A maioria é encaminhada por um motivo bem parecido: o abandono familiar, ou mesmo por meio de denúncias de maus-tratos. "O Lar tem como principal objetivo dar conforto aos que chegaram a essa ultima etapa da vida e que não tiveram direito ao aconchego", afirma Penha Feitosa, assistente social do Lafis.
Se a sociedade possui uma expectativa de vida de até 100 anos, é preciso ampliar a responsabilidade com os idosos que não podem contar com o cuidado da família e por isso precisam morar em abrigos. A instituição não recebe nenhum tipo de ajuda financeira dos órgãos públicos. Para a manutenção do Lafis e a realização do pagamento de seis funcionários fixos, entre eles os cuidadores, a verba chega de voluntários e através de eventos promovidos pela casa.
Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), uma vez por ano é promovido o jantar com arte, que agrega teatro, música e culinária. Outra ação beneficente que acontece uma vez por mês, aos domingos, é a feijoada, que também tem sua renda destinada à essas despesas.
Outra forma de ajuda é através do programa Sua Nota Vale Dinheiro, da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O Lar Fraterno é uma extensão do Grupo Espírita da Fraternidade Irmã Scheilla (Gefis), localizado no bairro Pio XII e conta com nove conselheiros, entre eles três gestores que fazem revezamento no gerenciamento de dez em dez dias.
Alimentação
As maiores prioridades em doações são de fraldas geriátricas e material de limpeza. Vale lembrar que a alimentação de uma pessoa idosa também requer cuidados específicos. "Dos dez que moram aqui, quatro têm diabetes. Isso requer um cuidado maior. O pão, leite , enfim, tudo tem que ser diferenciado, sem falar nos remédios que custam caro e, às vezes, os postos de saúde não disponibilizam", afirma a assistente social.
O abrigo possui dois refeitórios, auditório, secretaria, cozinha, enfermaria, consultório médico, almoxarifado, lavanderia, dois apartamentos com banheiro para os auxiliares e uma amplo espaço com jardim. Em uma área total de 2.389m². Segundo o IBGE, em 2030, o Brasil terá um grupo de idosos de 60 anos ou acima maior que o de crianças com até 14 anos, e que, em 2055, a população de idosos será maior que a de crianças e jovens de até 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário