domingo, 31 de agosto de 2025

Carreata “Acorda, Juazeiro”, abre oficialmente a Festa da Padroeira de Juazeiro do Norte


Em uma tarde repleta de emoção e alegria, a fé tomou conta das ruas de Juazeiro do Norte com a realização da tradicional Carreata “Acorda, Juazeiro”, em razão da abertura da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores neste sábado (30/08). Na ocasião, fiéis expressaram a sua devoção ao seguir o cortejo por bairros da cidade, marcando o início oficial dos festejos em homenagem à Padroeira do município e da Nação Romeira.


De carro, motocicleta, bicicleta e até a pé, os fiéis acompanharam o carro andor com a imagem primitiva de Nossa Senhora das Dores, a mesma encontrada pelo Padre Cícero Romão quando chegou à então Capelinha de Juazeiro do Norte em 1872. O ponto de partida foi a Praça do Romeiro, às 15h, onde os devotos, a comunidade sacerdotal, integrantes das pastorais e movimentos se reuniram em oração, louvor e expectativa.


Durante o trajeto, que percorreu 17 ruas da cidade, os moradores enfeitaram as calçadas com flores, bandeiras e pequenos altares, em sinal de acolhimento e amor à Mãe das Dores. Em muitas casas, famílias se reuniram para ver a imagem passar, acenando, emocionados, alguns com lágrimas nos olhos outros sorrindo e registrando o momento com celulares para compartilhar com amigos e parentes.


A carreata “Acorda, Juazeiro”, finalizou na Basílica Nossa Senhora das Dores, onde foi realizada a bênção dos veículos, concedida pelo reitor Padre Cícero José. O momento festivo encheu de expectativa os corações dos fiéis, seja os que participaram presencialmente ou os que vivenciaram a programação através da transmissão da TV Mãe das Dores.


Programação para os próximos dias

Nas próximas semanas, Juazeiro será palco de dias festivos em louvor à Mãe das Dores. Estão previstas novenas, missas, terços, Show do Chapéu, Coroa das Dores, quermesses e outras atividades voltadas à devoção popular.


O ponto alto das celebrações acontece em 15 de setembro, com a Missa Solene de encerramento, a Despedida dos Romeiros e a tradicional Procissão, que será acompanhada por um show pirotécnico, coroando mais uma edição da festa que movimenta milhares de fiéis e devotos em todo o Nordeste.


Por: Ingrid Monteiro / Mãe das Dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário