“São 80 casos em gestantes, que foram registrados em Crato, Juazeiro e Barbalha”, diz Renan. “Esse é um índice muito alto. Temos que fazer esse controle e a orientação que a gente sempre dá a população é do ato sexual protegido, utilizando ou o preservativo masculino ou o feminino para que se evite contrair a doença e de disseminá-la”.
De acordo com o vereador cratense, é preciso cada vez mais orientar os jovens em relação às doenças sexualmente transmissíveis. O maior índice da doença está na faixa etária entre 15 e 24 anos.
“Não podemos relaxar em relação a isso”, aconselha Renan Almeida. “Lembrando que a sífilis ela é apenas um tipo de doença sexualmente transmissível: existe a Aids, a gonorreia, a herpes, a hepatite B”.
O vereador acrescentar que “essas doenças devem ser controladas com o sexo protegido que, além do mais, evita a gravidez indesejada nas jovens, o que evita problemas sociais”.
O tratamento e a cura para a sífilis existem, porém a orientação deve ser o principal fator. Neste sentido, o vereador ressalta que é imprescindível a orientação dos pais e a educacional.
“É preciso mostrar a esses jovens que essas doenças existem, que são fáceis de pegar e que elas têm cura, porém que a prevenção é sempre melhor do que o tratamento curativo”, finaliza o parlamentar.
Secretário de Saúde irá à Câmara
O secretário de Saúde do Crato, André Barreto, foi convidado pelo presidente da Câmara, Florisval Coriolano, a participar da sessão da próxima segunda-feira, 20.
Ele vai apresentar o planejamento da Secretaria sobre ações que a pasta desenvolverá ao longo do ano para conscientizar e colaborar na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em Crato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário