segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Acerto de contas

Image-0-Artigo-2173123-1
O Guarany de Sobral corre sério risco de não disputar o Campeonato Cearense da Primeira Divisão em 2017, por conta da vacância no cargo de presidente, o que acarretou atraso no pagamento das certidões. ( Foto: JL Rosa )
Nos tempos modernos de responsabilidade fiscal no futebol, agora não são apenas as competições disputadas dentro de campo que podem garantir o acesso delas a outras divisões no âmbito de campeonatos. A legislação também pode permitir a queda de algumas que não estejam quites com as obrigações fiscais.
Dessa maneira, termina hoje, quando findar o expediente normal da Federação Cearense de Futebol, às 18 horas, o prazo para que os 10 clubes que irão disputar a Série de 2017 entregue as certidões negativas de débitos à entidade.
Essas certidões obedecem ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro, ou, como é popularmente chamado, o Profut.
O diretor jurídico da Federação Cearense de Futebol, Eugênio Vasques, deixou claro que todos os clubes precisam entregar a documentação dentro do expediente da FCF: "Os clubes terão que ter prontas as certidões e não somente os comprovantes de pagamentos, tal como aconteceu com o Tiradentes no campeonato passado. Agora, não haverá a mesma razoabilidade, porque a Lei do Profut já foi amplamente divulgada e republicada diversas vezes. A princípio, os próprios órgãos governamentais responsáveis por fornecer as certidões, ainda estavam se inteirando do processo. Agora é diferente. Os clubes que não entregarem as certidões nos prazos serão rebaixados e aqueles da Série B que estiverem com suas documentações já entregues ou entregarem neste dia 12, poderão ocupar o lugar daqueles que não cumprirem. Será um prazo improrrogável", sentenciou Eugênio Vasques.
Brechas na Lei
As certidões basicamente, se referem a débitos junto ao FGTS, com a Receita Federal e comprovantes de que o clube não está devendo salários e direito de imagem dos jogadores. Isso abre uma brecha para quem não se organizou. O primeiro a correr um sério risco é o Guarany de Sobral, que por estar sem presidente no momento, pois o atual, renunciou e o vice também. Isso acarretou um atraso no pagamento dos tributos e o clube terá que correr contra o tempo durante o dia. Serão necessários em torno de R$ 18 mil para se tirar todas as certidões negativas.
Ferroviário no aguardo
Enquanto isso, o Ferroviário também se esforçou para pagar as suas certidões, algo em torno de R$ 20 mil. Os corais esperam, que se o Guarany não pagar a tempo, ele, como terceiro colocado da Série B de 2016 (atrás de Alto Santos e Horizonte), ocupará a sua vaga na Série A de 2017.
Ceará e Fortaleza também já sinalizaram estar em dias com todos os impostos e regularizados com o Profut.
SAIBA MAIS
Corrida contra o tempo
Os clubes da Série A precisam entregar as certidões negativas de débitos na Federação Cearense de Futebol até às 18 horas dessa segunda-feira. Da Série A, faltavam Guarany de Sobral e Tiradentes. O Tigre informou que mandou as suas, via on-line. O Guarany é uma dúvida.
Terceiro colocado
Os clubes da Série B só precisam apresentar as suas certidões hoje, se quiserem pleitear a vaga de alguém da Série A. Caso contrário, entregam depois. Entretanto, Floresta, Itapajé e Maracaná já entregaram as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário