quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Mostra Sesc Cariri de Culturas apresenta programação infantil

Espetáculo "Números", da Cia. Os Palhaços de Rua (PR)
15:03 · 11.11.2015 / atualizado às 15:08
Com o objetivo de levar cultura a todas as idades, a 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas traz uma ampla variedade de espetáculos infantis. As crianças poderão acompanhar apresentações de teatro em várias cidades da região, levadas ao público por grupos de vários estados do Brasil.
Os espetáculos estão distribuídos em espaços regulares da Mostra em Brejo Santo, Crato e Nova Olinda. Também têm apresentações nos municípios que estão incluídos no Circuito Patativa do Assaré, como Abaiara, Aurora, Penaforte, Caririaçu, Milagres, Jardim e Barro. As peças teatrais  serão realizadas no período da manhã. Já as apresentações literárias, assim como os espetáculos do Circuito Patativa do Assaré, acontecem à tarde.
Como parte da programação, o grupo cearense Luz do Conto apresenta "Entre Histórias e Cirandas", um espetáculo que traz contos colhidos da literatura oral embaladas por cantigas e brincadeiras cantadas. As apresentações acontecem em Abaiara (14/11), Penaforte (15/11), Barro (16/11) e Jati (17/11).
Também do Ceará, o Grupo N8 estará em Brejo Santo (14/11) e no Crato (16/11) com "Mistura - A dança das coisas". O espetáculo nasce do desejo de construção da partitura de gestos, ações e movimentos do dançarino/manipulador a sós e com as coisas/objetos.
mistura
"Mistura - A dança das coisas" , do Grupo N8 (CE)
O grupo Dromocósmicas, de Curitiba (PR), leva à Nova Olinda (15/11), Brejo Santo (16/11) e Crato (17/11), o espetáculo "Vagor & BellaVita", que relata a história de dois personagens que se veem na necessidade de dividir um mesmo espaço.
"O Gigante Egoísta" é a peça trazida pela Artesanal Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro. No enredo, a história de um gigante que se isola em seu palacete para evitar que crianças brinquem em seu jardim, mas, com isso, a primavera nunca mais retornou ao lugar. Apresentações acontecem em Nova Olinda (14/11) e Brejo Santo (15/11).
Outras atrações
Do Rio de Janeiro também vem o grupo Le Trois Cles, com "La Gigantea". O espetáculo conta a história de Makou, um menino que vive com sua mãe e é levado por seres híbridos para tornar-se um soldado. O coletivo estará em Nova Olinda (16/11), e Brejo Santo (17/11).
A Cia. Pé de Chinelo, de Ribeirão Preto (SP), apresenta "Sananab" no Crato (15/11) e em Nova Olinda (17/11). A peça retrata o retrata o universo de Bisgoio, um ser ingênuo, estúpido e humano à flor da pele. Vivenciando situações embaraçosas e surpreendentes, o palhaço constrói e desconstrói tudo ao seu redor, revelando sua essência.
Paula Yemanjá e Edivaldo Batista, de Fortaleza (CE), apresentam "As Fadas" no Crato (14/11). A peça conta a história de duas irmãs que possuem vidas bem diferentes, até a chegada de uma misteriosa senhora que interfere no destino desta família.
A Cia. Os Palhaços de Rua, de Londrina (PR), vai a Várzea Alegre (15/11), Santana do Cariri (16/11) e Tarrafas (17/11) com seu espetáculo "Números". Na peça, dois palhaços chegam para apresentar um espetáculo perfeito, mas o risco de um tremendo desastre está presente no picadeiro durante todo momento quando um tenta ajudar o outro.
"O Sumiço do Boi Pintadinho" é o espetáculo trazido pelo Mamulengo Rasga Estrada, de Ribeirão Preto (SP). Utilizando uma linguagem popular, a apresentação conta a história de Simão, que vai viver mil confusões para recuperar o boi antes da volta do seu patrão Coroné João Redondo. A apresentação estará em Milagres (16/11) e Caririaçu (17/11).
O grupo cearense Laguz Circo apresenta "Suspiros e Burbujas" em Aurora (15/11), Jardim (16/11) e Missão Velha (17/11). O espetáculo cria na rua uma atmosfera mágica, um encontro espontâneo do público que se aproxima pelo encantamento do palhaço, das bolhas gigantes e da música feita pelo acordeon, escaleta e buzinas.
Sobre a Mostra
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Cultural é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário