A Mostra Sesc Cariri continua hoje no seu segundo dia de atividades abrindo a programação oficial das diversas linguagens que compõe o evento, um dos maiores do Brasil. Com ampla lista de atividades, todas gratuitas, o evento acontece em 28 municípios do Estado, e se volta principalmente à literatura e ao teatro nesses primeiros dias.
Desde 2012, o Sesc passou a utilizar edital, aperfeiçoado a cada ano, para selecionar grupos ou escritores para a Mostra. Segundo Carlos Vasconcelos, supervisor regional de literatura, a decisão foi tomada para dar mais transparência a todo o processo e garantir a diversidade dentro do evento.
"Foram avaliadas a qualidade do material enviado e a relevância do que era proposto para as cidades e regiões que o Sesc buscou atingir este ano", argumenta Carlos, que, ao lado de outro técnicos da entidade, selecionou todas as 25 atrações da linguagem.
Ao contrário dos anos anteriores, em que a contação de história era a atividade predominante, a comissão trouxe para o evento ações que pudessem atingir públicos diferentes. Entre elas estão recitais, palestras, lançamentos de livros e performances. "Durante a seleção, qualquer pessoa pôde mandar material para avaliação. Não importava se era cearense ou de outro estado, se escritor de editora ou independente. Queríamos que tudo fosse o mais diverso possível. No final, Tocantins foi o único estado que não teve representante durante o processo", argumenta Vasconcelos.
Praças, galerias e quatro escolas públicas foram as escolhidas para serem os palcos principais desse eixo da programação.
Ampliação
Entre as atrações de hoje, destaca-se o recital de Chico Neto Vaqueiro, que entre toadas e declamações de seus cordéis, mostra ao público uma parafernália de objetos típicos da cultura nordestina, sendo mote para causos e descrições sobre a utilidade de cada um para o sertanejo.
Outra novidades deste ano para a Literatura é a ampliação do núcleo da programação, que se concentrava em Crato. Em 2015, Juazeiro do Norte recebe, pela primeira vez, parte das atividades nessa linguagem. "Ao ampliarmos os locais que recebem a Literatura, ampliamos o acesso e a democratização ao conhecimento", diz Carlos.
É nesse processo de descentralização que, também de forma inédita, as letras entram dentro do Circuito Patativa do Assaré, que leva ações culturais (incluindo música, artes cênicas, dança e grupos de tradição) para 22 municípios do Cariri e regiões vizinhas.
Teatro
Linguagem que também domina o primeiro dia de atividades da Mostra, o Teatro traz para região do Cariri um recorte da diversidade do que vem sendo apresentado em palcos brasileiros. Só hoje, serão 13 espetáculos apresentados ao público, em sessões gratuitas. "Buscamos trazer para a Mostra grupos ou artistas que, nos últimos quatro anos, não se apresentaram no evento ou que nunca tenham vindo ao Nordeste", diz Juliana Moura, gerente de Cultura do Sesc Ceará e coordenadora de programação do festival.
Nesse sentido, também houve a preocupação em contemplar diferentes eixos da linguagem, como o teatro Infantil, de Rua e Adulto. A construção do roteiro, cenário e iluminação foram aspectos técnicos analisados com severidade para assegurar a qualidade do que será mostrado.
Os espetáculos acontecem, sobretudo, nos palcos das unidades do Sesc em Juazeiro do Norte e Crato; entretanto, outras cidades também receberão apresentações. "Nesses locais é que recebemos a maior parte da programação de teatro, já que dispomos de todo aparato necessário", destaca Juliana Moura.
O mesmo não aconteceu na seleção de espetáculos para o Circuito Patativa do Assaré. "Nesse caso, buscamos peças com produção bem mais simples e que pudesse se adaptar a todo tipo de local, já que não são todas as cidades dessas regiões que contam com a estrutura necessária", argumenta Juliana. Assim, prevalece o mais essencial que existe: a fruição da arte através do roteiro e da interação entre atores e público.
O evento
A Mostra Sesc Cariri de Culturas consiste em um dos maiores eventos de cultura do Estado e segue com atividades ininterruptas até 17 de novembro, com integração de diferentes linguagens artísticas e culturais, promovendo intercâmbio entre artistas.
Ao todo, foram 1.298 inscrições - 289 a mais que em 2014 -, divididas nos segmentos de artes cênicas (525), artes visuais (114), literatura (103), audiovisual (93) e música (463). Neste ano, integram a programação 127 trabalhos selecionados por edital, representando 17 estados brasileiros. Entre os escolhidos, estão grupos do Ceará, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, entre outros.
Mais informações:
17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. Até 17/11, em 28 municípios da Região Sul. Programação completa: mostracariri.sesc-ce.com.br/programacao. Atividades gratuitas. Para acesso às apresentações em espaços fechados, o público deve doar 2 kg de alimentos não perecíveis, destinados ao Programa Mesa Brasil do Sesc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário