quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Padre Ibiapina é centro de debates

Missão Velha. O II Seminário Nacional Padre Ibiapina foi aberto oficialmente, ontem, na igreja matriz deste município, data de nascimento do religioso. Neste ano, o seminário aborda o tema "150 anos de ações missionárias no Cariri cearense". Por ter iniciado seu apostolado na região do Cariri em Missão Velha, a cidade foi escolhida para abrir o seminário que reunirá diversos estudiosos do assunto.
Durante os três dias de evento, que se estende até amanhã, serão apresentados diversos estudos acerca do trabalho desenvolvido na região pelo padre e sua repercussão. Os debates acontecem no auditório da Fundação Padre Ibiapina, em Crato, onde serão realizadas mesas redondas, grupos de trabalho e apresentações.
A professora Fátima Pinho, do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), e da equipe organizadora do evento, explica que a programação dos dois primeiros dias terá temas relacionados às casas de caridade e o seu papel como elemento de intervenção social. "Teremos oito grupos de estudos com os mais variados enfoques, três mesas redondas, palestras, lançamentos de livros e exibições de filmes", acrescenta Fátima. Amanhã, acontecem as visitas guiadas ao Caldas, em Barbalha.
Fátima lembra que o Padre Ibiapina tinha um carinho especial pelo local, o qual considerada "as águas de Caldas milagrosas". No jornal que ele editava, A Voz da Religião, relatava casos de curas das pessoas que se banhavam no local. Ele orientava as pessoas a tomarem banho nas águas "cálidas de Barbalha", hoje o Caldas. Os espaços considerados sagrados em Juazeiro do Norte serão visitados neste mesmo dia.
História
O religioso nasceu em Sobral. Foi advogado e atuou durante algum tempo na área. Ordenou-se padre de forma especial, porque ele não precisou fazer o seminário secular.
Após a sua ordenação, passou a exercer uma ação diferente dos padres da época. Iniciou suas missões pelo interior do Nordeste, pregando oração e trabalho religioso.
Essa filosofia apostólica chegou a ser incorporada pelo Padre Cícero. Ibiapina iniciou suas missões no Cariri em 1864.
No Cariri, fundou quatro casas de caridade, nas cidades de Crato, onde ainda há a edificação, Barbalha, Missão Velha e Milagres. Esses locais acolhiam órfãos e viúvas, chegando a funcionar até como hospitais. O edifício no Crato foi construído em 187

Nenhum comentário:

Postar um comentário