sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Cavalo adaptado à região semiárida

O cavala batizado de Colosso Mel, da raça Bretão, é de origem francesa e pertence ao dono de uma propriedade rural de Jati ( FOTO: IFCE/CRATO-KAKAU BEZERRA )
Jati. Um projeto que propõe criar uma nova raça de equino na região do Cariri, sul do Ceará, vem sendo desenvolvido pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Trata-se de um cavalo de origem francesa, da raça Bretão, que tem como característica o uso de cela e a força, sendo mais apropriado para o serviço de tração animal.
O cavalo, batizado de Colosso Mel, pertence a uma propriedade rural localizada no município de Jati, O responsável é o professor, Kael Rocha, coordenador do Setor de Equinos do IFCE da região. Segundo ele, a ideia de desenvolver o projeto surgiu há seis anos quando estudava no Instituto Federal Rural do Rio de Janeiro e conheceu a raça Bretão. O professor Kael trouxe para o Ceará um exemplar macho, o Colosso Mel.
Adaptação
Após diversas pesquisas e estudos, o professor chegou à conclusão de que o cavalo se adaptava muito bem à região do Semiárido, principalmente ao Nordeste, e poderia perfeitamente servir para o homem do campo, como tração animal. A nova raça já tem até nome: Piçarra Rocha! "A finalidade é buscar produtos mais resistentes, mais fortes e que se adaptem ao com mais facilidade ambiente do clima semiárido.
Os interessados em participar do projeto, podem entrar em contato com o IFCE para fazer o cadastro. É feita a resenha da égua e o animal receptor deve fazer previamente os exames de anemia e mormo", diz entusiasmado o professor Kael.
Cadastro
Pouco mais de duzentas pessoas, até o início desta semana, já fizeram o cadastro com o objetivo de participar do projeto. Após o nascimento, os filhotes serão acompanhados por técnicos do próprio Instituto, que adotarão todas as medidas para garantir a saúde dos animais.
Mais informações

IFCE- Crato
Campus Crato: Rodovia CE 292, KM 15, Gisélia Pinheiro
Fone (88) 3586 8100
Amaury Alencar
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário