Considerada oficialmente patrimônio imaterial do Brasil, a tradicional Caminhada com Maria, procissão em homenagem à Padroeira da Capital, Nossa Senhora da Assunção, ocorre hoje, a partir das 12h, com a realização de uma missa no santuário da santa, no bairro Vila Velha. O percurso de 12,5 quilômetros se encerrará na Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde acontecerá a coroação da imagem.
A Caminhada com Maria tornou-se patrimônio imaterial do Brasil no dia 5 de julho por sanção da presidente Dilma Rousseff. A organização estima que a solenidade reunirá cerca de 2 milhões de pessoas. A gerente de RH Diva Gaspar, 36, é uma das pessoas que se prepara com antecedência, física e espiritualmente, para ir ao evento. Ela participa há cinco anos da procissão e avalia como uma forma de purificação. "A gente segue o percurso todo, vai caminhado e rezando, refletindo sobre a vida", disse.
Neste ano, Diva admite que a caminhada tem um significado especial. É uma forma de lembrar uma "grande amiga" que perdeu há pouco tempo e participava da procissão. "Essa caminhada vai ser uma homenagem a uma grande amiga que, mesmo doente, participou comigo no ano passado", lembrou Diva.
Quem também estará na homenagem à santa é o membro da Equipe de Eventos da Arquidiocese de Fortaleza, Guilherme Azevedo, 19, que participa da procissão há seis anos. "A caminhada representa para mim um chamado vocacional que respondi há algum tempo. Deus me chamou a colaborar com a Caminhada através de sua Mãe, Maria Santíssima e aqui estou".
Quem vai ao evento hoje acompanha uma série de casas enfeitadas, preparadas para receber a procissão. Os preparativos para a festa começaram nas semanas que antecederam a solenidade. Na Av. Presidente Castello Branco (Leste-Oeste) é comum os moradores enfeitarem a frente das casa para o cortejo. Muitos fiéis encontram na solenidade a oportunidade de demonstrar gratidão e devoção.
Trajeto
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizará 120 agentes e 40 orientadores do Via Livre, a partir de 7h. Os dois sentidos da Av. Leste-Oeste serão interditados ao meio-dia no trecho que vai da Ponte do Rio Ceará a Av. Senador Robert Kennedy. As ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes serão bloqueadas. Para quem trafega na avenida, a opção é seguir pelas vias Santa Elisa (Vila do Mar) ou Francisco Sá.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 70 ônibus extras entre 6h e meia-noite. Haverá reforço nos terminais de integração, na Praça da Estação e na Praça do Coração de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário